dedo Atenção: CLIQUE AQUI e confira o Tutorial de Acesso a Plataforma

 

APRESENTAÇÃO


Prezados alunos(a),

Sejam bem vindos e bem vindas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Alagoas (Egal), que foi desenvolvido como estratégia para o aprimoramento da gestão pública do Poder Executivo de Alagoas, por meio de ações educativas voltadas ao desenvolvimento técnico e pessoal dos profissionais vinculados aos diversos órgãos do Estado.

Segundo Milene Mendes (Servidora Pública do Estado de Alagoas, Instrutora da Egal e Mestre em Gestão de Sistemas de Educação à Distância - EaD) a oferta de ações educativas na modalidade EaD facilita o acesso e permanência do(a) profissional no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que não requer que o(a) mesmo(a) se afaste-se do ambiente de trabalho por um longo período, para realizar as atividades pedagógicas, uma vez que podem ser executadas em um momento mais apropriado para a(o) aluno(a)/trabalhador(a).

A instrutora ressalta ainda que: “apesar de serem esperadas dificuldades inicias no que se refere a adaptação a plataforma virtual e suas ferramentas, almeja-se que essas sejam superadas em tempo hábil, considerado o layout simples, dinâmico, instrutivo do AVA, os materiais pedagógicos desenvolvidos e equipe de técnicos, instrutores e gestores que a Egal dispõe”.

Diante do contexto evidenciado, esse guia foi edificado na perspectiva de ser um instrumento que expõe os critérios de avaliação adotados pela Egal, além de facilitar a utilização das ferramentas vinculadas ao curso que você foi inscrito(a).

Sendo assim, leia com atenção as informações aqui contidas e se ainda restar alguma dúvida procure o(a) tutor(a).

Bons Estudos

Passo a passo 1. Etapas para realizar inscrição em curso EaD

1.1 Realizar o cadastro no Sistema Acadêmica da Escola, através do site: https://capacitacao.al.gov.br

1.2 Solicitar a matrícula (pelo Sistema Acadêmica) no curso almejado;

1.3 Preencher a Ficha de Solicitação de Inscrição da Egal, assinando a mesma e colhendo a assinatura do gestor imediato;

1.4 Encaminhar a Ficha preenchida para EGAL

FichaPara baixar a Ficha de Solicitação de Inscrição CLIQUE AQUI

Carga Horária2. Critérios de Avaliação

O processo de avaliação no AVA da Egal acontece de forma contínua (processual), considerando aspectos quantitativos e sobretudo qualitativos. Logo, é voltado ao aprimoramento constante do processo educativo e subsidiado por pressupostos teóricos e metodológicos que se ancoram na formação crítica do sujeito, por meio da reflexão sobre as práticas profissionais, trocas de experiência, colaboração e cooperação entre os participantes e ressignificação dos conhecimentos.

Assim sendo, o processo citado transcorre diante da análise de interfaces síncronas e assíncronas de ensino-aprendizagem. As interfaces síncronas são aquelas que exigem o contato imediato entre o emissor (quem envia a mensagem) e o receptor (quem recebe a mensagem), como por exemplo, o chat e a videoconferência. Já as interfaces assíncronas são aquelas em que o emissor envia a mensagem, mas não necessariamente o receptor irá recebê-la imediatamente, como por exemplo, o fórum de discussão e a wiki.

Desse modo, é possível realizar o acompanhamento do aprendizado, considerando o seguinte componente:

2.1.  Participação do(a) aluno(a) na plataforma virtual

A participação do(a) aluno(a) será analisada por meio do seu engajamento durante todo o curso, considerando o seu nível de contribuição nas variadas ferramentas pedagógicas em que foi submetido. Nesse sentido, apresentamos na Tabela 01 alguns recursos pedagógicos e seus critérios avaliativos.

Tabela 01 - - Recursos pedagógicos e seus critérios avaliativos

Recursos assíncronos

01 

Fórum de Discussão

%

Ação

0%

Agir de forma Passiva - só receber as mensagens e não postar suas contribuições;

5%

Postagem sem aprofundamento.

Apenas menciona que concorda ou discorda de alguma postagem, sem apresentar argumentações sobre tal posicionamento.

10%

Postagem pontual, sem interação1.

Expõe pensamentos de outrem sem citar a referência e sem pontuar as suas reflexões diante do texto pesquisado. Importante ressaltar que as cópias não favorecem as discussões, além disso, se configura plágio.

25%

Apresenta opinião alinhada ao conteúdo trabalhado, porém não interage com o restante da turma1.

50%

Contribuição questionadora1.

Propõe dilemas, apresentam alternativas e pede posicionamentos1.

75%

Contribuição debatedora1.

Comenta contribuições anteriores com propriedade, responde a questionamento ou apresenta contra-argumento (pró e contra)1.

100%

Contribuição sintetizadora1.

Posiciona sobre o tema, dialoga com os colegas, coleta segmentos da discussão, ajusta, adapta e elabora parecer sobre o tema1.

02

Wiki

100%

Por se trata de um produto desenvolvido a partir de uma construção coletiva, o(a) tutor(a) deve avaliar tanto a organização dos(a) alunos(as) para executar a atividade, quanto as contribuições no texto e participação de cada aluno(a) na ferramenta de discussão. Avalia-se ainda, o texto final, considerando critérios comuns na produção textual, como coerência, coesão, domínio conceitual, organização, estrutura e clareza.

03

Tarefa de Entrega

100%

A avaliação da tarefa vai depender do que foi solicitado. Contudo, é válido ressaltar alguns critérios para avaliação desse recuso, tais como: organização da tarefa, de acordo com o que foi pedido, apresentação de inquietações, experiências de vida e profissional, assim como contribuições advindas de pesquisas, a partir de outras fontes (literaturas recomendadas e complementares, experiências de outros profissionais etc.) e aplicação de conceitos, princípios e teorias para resolução de problemas simples e complexos.

Recursos síncronos

04

Chat e Videoconferência

100%

Pontualidade, assiduidade contribuição para organização do encontro e participação nas discussões disparadas.

 

Atenção: Fica evidente que o alto número de acessos do(a) aluno(a) no AVA não equivale a um bom rendimento no curso, é fundamental que o(a) cursista participe ativamente das atividades propostas, tendo em conta os critérios acima citados.

2.1.1.  Outros pontos considerados no processo avaliativo

a)   Cumprimento dos prazos estabelecidos. Vale frisar que as participações fora do prazo não serão desconsideradas, porém seguirão critérios de avaliação diferenciados;

b)   Participação com respeito e tolerância a pluralidade dos discursos que emergirem dos debates e embates;

c)   Uso ético da informação. Por se tratar de um ambiente de formação cabe ao(a) tutor(a) orientar sobre a importância do respeito aos princípios éticos no desenvolvimento de todas atividades propostas, afim de relegar o plágio. Caso seja identificado o plágio em alguma das atividades, o(a) docente deverá devolver a atividade para o(a) aluno(a) solicitando os devidos ajustes;

Nota: Se o curso contemplar encontros presenciais, a participação nesses seguirá o Regimento Interno da Egal (Seção V, Art. 9º), que exige frequência mínima de 80% (oitenta por cento) das horas-aulas ministradas presencialmente.

Por fim, se esclarece que a certificação em ações educativas desenvolvidas no AVA da Egal dependerá do resultado de avaliações efetuadas ao longo de todo o período do curso, expresso em conceitos, conforme estabelecido abaixo:

A (Muito Bom): 100,00% - 90,00%;

B (Bom): 89,99% -80,00%;

C (Satisfatório): 79,99% - 60,00%;

D (Insatisfatório): 59,99% - 50,00%;

I (Inapto): 49,99% - 1,00%

2.2.  Avaliação do(a) curso pelo(a) aluno(a) 

Ao final do curso, o aluno deverá responder a um formulário avaliativo (de caráter obrigatório), que visa coletar informações acerca dos diferentes aspectos relativos a capacitação ofertada, como a organização, coordenação, AVA, instrutor, conteúdo programático, em prol do contínuo aperfeiçoamento das ações educativas promovidas pela Egal.

Caneta3. Questões relativas ao afastamento do(a) aluno(a) no curso 

3.1. Abandono - Desistência - Insuficiência de Carga Horária

O(a) servidor(a)/aluno(a) terá 72 (setenta e duas) horas para desistir do curso, ou seja, três dias úteis, antes do início do curso, para desistir sem penalidade, e essa ação é feita no sistema de gestão acadêmica no botão “desistir” que se encontra no item “Histórico”, clicando no curso que se inscreveu no perfil “turma”.

3.2.  Justificativa por Abandono - Desistência no Curso 

O(a) servidor(a)/aluno(a) que desistir do curso após o seu início deverá preencher o “Formulário de Desistência de Curso”, descrevendo uma justificativa plausível, anexando evidência comprobatória quanto a sua desistência. 

Nas ausências aos cursos por motivo de retorno ao trabalho, o(a) aluno(a) deverá apresentar à Egal um documento oficial da sua chefia imediata justificando sua necessidade de retorno às atividades, com carimbo, assinatura na respectiva data e horário do curso. Essa justificativa deverá ser anexada ao formulário preenchido.

Nas ausências por motivo de doença, o(a) servidor(a) deverá apresentar à Escola o atestado médico compatível com a data e horário de realização do curso, devidamente preenchido em documento próprio, especificando o total de dias em repouso, com carimbo, assinatura e número do Coselho Regional de Medicina (CRM), sem rasuras. A justificativa também deverá ser anexada ao formulário preenchido.

O documento que justifica a ausência ao curso deverá ser anexado ao formulário preenchido e assinado pelo servidor(a)/aluno(a).

A eventual justificativa será submetida à análise e aprovação por uma comissão formada pela Superintendência da Escola de Governo.

Os(as) servidores(as)/alunos(as) que não apresentarem fundamentos serão notificados(as), por meio de e-mail encaminhado pela supervisão de ensino, e terão o prazo de até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de recebimento da notificação pelo(a) responsável, para apresentar sua justificativa, na sede da Escola de Governo.

3.3.  Penalidades

O(a) servidor(a)/aluno(a) que abandonar o curso ou não conseguir completar a carga horária, sem a devida justificativa, ficará impedido de realizar inscrição para novos cursos por um período de 6 (seis) meses.

Referência

1. MARTINS, Alexandra da Costa Souza; DE SOUSA ALVES, Lucicleide Araújo. O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 19, n. 2, 2016.

Texto: Milene Mendes